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Arquitetos: Pezo von Ellrichshausen
- Área: 30 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Pezo von Ellrichshausen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Antes de qualquer contrato social e logo depois da nossa suposta singularidade subjetiva, encontra-se um indivíduo espelhado em outro indivíduo, isto é: um casal.
Este personagem unificado, sintetizado no retrato duplo (de Van Eyck a Hockney) é o habitante idealizado e certamente romântico para esta enigmática peça. Sua figura, um triângulo equilátero estável quase sem espessura, uma espécie de requerimento sem escala e sem edifício, torna-se o cenário teatral para uma relação dupla: frontal ao seu único acesso, através de uma projeção além do seu interior, tornando a fachada um limiar entre aqui e ali; e, uma vez dentro, a projeção se torna uma relação direta, íntima e inevitável entre uma pessoa e outra no extremo oposto.
Quem são eles? Talvez um casal real (uma mãe e seu filho, dois amigos ou dois estranhos), talvez um casal fictício (um e seus sonhos, seus ídolos ou suas sombras).
O pavilhão é certamente um espaço selvagem no mundo cotidiano. É um quarto para dois, uma sala de descanso, um espaço de encontro, um vazio cheio de tensão. Uma divisão vertical, uma lacuna na vida comum, simplesmente transfigurada em um domínio sobrenatural, até mesmo em uma superstição que aparece através de uma janela assimétrica recortada contra o céu, ocupando o único canto inalcançável do interior. Tal é a tensão dentro deste artefato compacto.
A distância, sua silhueta regular exala um discreto sentido de monumentalidade, não apenas como um sinal de si mesmo, mas como um marco à margem do tempo. Em contraste explícito com a paisagem circundante, seu revestimento espelhado (em um padrão regular de pedras sobrepostas) pretende revelar os humores sutis do clima local. Eventualmente, esta figura plana se tornará uma tela; o sol na neve ou uma pirâmide congelada para a temporada de verão.
*Nota: O pavilhão foi concebido em duas etapas; uma montagem temporária no contexto urbano da Bienal de Arquitetura de Seul e sua reciclagem total para a sua instalação permanente em um novo jardim botânico na província de Gyeonggi.